sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Quebrando o Silêncio

Faz um tempo, bom tempo por sinal que estou sumida, mais resolvi aparecer com um assunto que me chamou bastante atenção essa semana.
Apesar de não morar no Brasil estou sempre de olho nos sites de notícias para ficar informada do que está acontecendo. E por duas vezes essa semana me deparei com notícias tristes de ABUSO SEXUAL.

A primeira noticia que lí foi de um jovem de 23 anos que foi obrigado a entrar no carro de um estranho para não levar um tiro a sangue frio. Depois foi brutalmente violentado em um matagal, com pedras, paus, arames e como se não bastasse foi abusado, estuprado. 
Depois de toda essa violência o agressor ainda parabenizou o rapaz por ter salvado uma mulher de abuso naquele dia. Que absurdo!

Hoje, me deparo com a triste história de Kauan, um garoto de 9 anos que foi na casa de seu professor com mais alguns colegas e foi abusado sexualmente por seu professor de 38 anos e pelos meninos que estavam com ele. Segundo a notícia os colegas foram obrigados pelo professor a cometer esse ato tão brutal. 

Apesar de que as duas histórias tratam do mesmo tema, o final de Kauan foi trágico. Durante o abuso, o menino morreu e depois, como já estava morto, foi esquartejado e colocado dentro de um saco preto para ser jogado perto de um rio. Já o jovem de 23 anos, com muitas dificuldades conseguiu ajuda e já está "bem". Optou por tornar sua triste história pública apesar da vergonha.

Esses dois casos, não são casos particulares. Histórias como essas acontecem a cada hora, a cada minuto, a cada segundo. Milhares de jovens, adolescentes, crianças sofrem violência sexual. E geralamente os agressores  são pessoas próximas da família, são amigos dos seus pais, professores, padastros e em algum casos até mesmo os próprios pais.

Histórias como essas causam muito sofrimento às vítimas, causam dor, vergonha. Mas apesar de tudo isso elas nao podem se calar. E é nosso dever ajudar pessoas que estejam sofrendo algum tipo de violência sexual. É nosso dever "estar de olho"!

Nesse sábado, amanhã, dia 26 de agosto está acontecendo o "Quebrando o Silêncio". Um projeto educativo de prevenção contra o abuso e a violência doméstica em oito países da América do Sul, (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai).


O "Quebrando o Silêncio" acontece no més de agosto, mas as pessoas sofrem o ano inteiro. Informe-se!


Acesse o link http://quebrandoosilencio.org para obter materiais sobre abuso e violência doméstica e mais informações sobre o projeto.
 

Escolhida para viver...